Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

1° Seminário Nacional do Bordado na Unicamp

Boa noite meninas e meninos.
A Unicamp promove nos dias 24 e 25 de novembro o 1° Seminário Nacional do Bordado. Agora a nossa amada arte do bordado manual ganhou fundamentos de ciência! Para quem estiver interessado e puder ir lá conferir o evento, deixei no final desta postagem o link com a programação completa. Se eu morasse perto, com certeza não perderia essa!
Mais detalhes abaixo, com informações do site do seminário.
AdrianadosAnjos-MeusGráficosDePontoCruz
------------------------------------------

O Seminário-Primeiro Seminário de Bordado da UNICAMP

Quando um fio de linha perpassa o fundo de uma agulha e as mãos habilidosas de um ser humano encontram um pedaço de pano, nasce um caso de amor e arte: a magia chamada “Bordado”. A técnica de juntar fios coloridos sobre tecido opaco traz mais que lembranças e fatos históricos do homem primitivo, pois mostra, também, as “costuras pela sobrevivência”, feitas em peles de animais, vestes litúrgicas e ornamentos da realeza.

Bordar e narrar têm um caráter organizador. Quando se borda ou se narra, cria-se um novo traçado para a própria história, o que dá forma ao próprio milagre da criação! Bordar é a possibilidade de recompor a história da vida, é o fio condutor de diferentes gerações que deixam suas marcas no tecido e no tempo.(Fonte: Preac.Unicamp)

Bordado manual ganha fundamentos de ciência
em seminário na Unicamp

16/11/2014-G1
Evento terá palestras, debates e depoimentos de bordadeiras por dois dias. Instituição mantém oficinas que reúnem funcionários, alunos e comunidade.
Regina Santomauro

As imagens coloridas e delicadas, impressas com linha e agulha em tecidos de algodão, ganham fundamentos de ciência no 1º Seminário Nacional do Bordado, que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promove nos dias 24 e 25 de novembro. A instituição de ensino público, uma das mais conceituadas do país, mantém um grupo que inclui funcionários, alunos e pessoas da comunidade, que se dedicam a produzir e transmitir as técnicas dessa arte.

O seminário é inédito dentro de uma universidade brasileira, garante Teresa Barreto, organizadora do evento. Além de apresentações musicais e exposição de trabalhos, a programação do seminário reúne palestras, oficinas, debates e depoimentos de integrantes do grupo da Unicamp, que encontraram no bordado uma forma de superar traumas e afastar a depressão.
O bordado passou a integrar a academia no primeiro semestre de 2013, como tema de oficinas dirigidas a funcionários e alunos, explica Teresa Barreto. A aceitação foi tão boa que começaram a chegar interessados de fora da instituição e a atividade, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), foi aberta à comunidade.

Teresa Barreto, organizadora do Seminário (Foto: Regina Santomauro / G1 Campinas)

Linhas e agulhas
Os encontros semanais reúnem pessoas de várias idades e atividades, como a estudante Beatriz Rotoli, de 20 anos, aluna do curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Sem nunca ter pego em linhas e agulhas, Beatriz conta que queria produzir um lenço para dar de presente. Nas oficinas, não só aprendeu as técnicas do bordado como aprendeu a trabalhar as emoções. “É como se eu estivesse encontrando um novo caminho para a felicidade”, avalia. Atualmente, a universitária dá aulas de bordado nos encontros da Unicamp.

Thaís Pietro, de 20 anos, começou a frequentar os encontros no ano passado, antes mesmo de passar no vestibular para o curso de Estatística da Unicamp. Para Thaís, com o bordado ela encontrou a tranquilidade para enfrentar os estudos e os percalços da vida. Assim como Beatriz, Thaís obteve uma bolsa da instituição para conciliar os atividades.
A venezuelana Nella Paredes é engenheira elétrica e aluna de mestrado na Unicamp há um ano e meio. Sem conhecer o idioma e sem amigos no Brasil, Nella encontrou a oficina de bordado. “As oficinas servem como orientação para minha vida, um lugar onde fiz amigos garante e aprendi a conviver”, explica.

Nella Paredes (esquerda) e Silvana Mondelli se conheceram na oficina de bordado (Foto: Regina Santomauro / G1 Campinas)

Moradora de Barão Geraldo, a artista plástica Silvana Mondelli conheceu a oficina de bordado “por acaso”, no site da Unicamp. A paixão pelo bordado e a busca de motivação levaram Silvana a integrar o grupo. “Os encontros trouxeram alegria e motivação para minha vida”. Silvana é autora do desenho que ilustra a sacola que será distribuída aos participantes do seminário, que vem acompanhada de linhas e agulhas para serem guarnecidas.
O seminário foi criado devido aos bons resultados obtidos pelo projeto, explica Angela Maria Morais, coordenadora do Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), ligada à Preac-Unicamp. Outras informações sobre o seminário estão no site da Preac-Unicamp. (Fonte: G1)

*Programação do Seminário -
www.preac.unicamp.br/cac/bordado/?page_id=346

*Fotos e Histórias Selecionadas -
http://www.preac.unicamp.br/cac/bordado/

Comentários

Postagens Populares do Mês