Translate

Custom Search
-

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Meu blog é neutro em CO2! Colabore com o Meio-Ambiente


catálogos ecologicamente correto

Olá meninas e meninos!

Estes dias recebi um e-mail da Erica do site www.guiato.com.br me convidando para participar da campanha "Meu blog é neutro em CO2". Visitei o site e achei muito importante esta contribuição de nós blogueiras(os) na redução das emissões de CO2 ao meio-ambiente. Se você se interessar, clique no selo e acesse o site.
Então vamos lá as explicações que constam no site da campanha: 

Sabia que um blog produz quase 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? 
A maioria dos blogueiros não sabe. (Eu também não sabia!)
Mas de acordo com um estudo realizado pelo ambientalista e físico da Harvard University, Dr. Alexander Wissner-Gross, um internauta produz, em média, cerca de 0,02 gramas de CO2 por exibição de página. Considerando que um blog geralmente recebe em torno de 15.000 visitas por mês, isso resulta em 3,6 kg de CO2 emitidos por ano. Este total é gerado principalmente pelo grande consumo de energia, devido à refrigeração necessária para o funcionamento de computadores e servidores. 

Qual é a quantidade de CO2 absorvida por uma árvore? 
Infelizmente não é possível dar uma resposta exata à essa pergunta. A quantidade de CO2 que uma árvore pode absorver depende da sua espécie, da sua exposição à luz, do tempo necessário para o seu crescimento, e de características locais, tais como o solo, recursos hídricos disponíveis e a latitude onde a árvore se encontra.
Existem várias maneiras de calcular o total de CO2 que uma árvore é capaz de absorver. Totais aceitos pela comunidade científica variam entre 10 a 30kg de absorção de CO2 por árvore por ano. O que se sabe com certeza é que a absorção de CO2 é relativamente baixa durante os primeiros dois a três anos de vida de uma árvore. Depois essa fase, a taxa de absorção aumenta significativamente, e a árvore absorve uma porção considerável de CO2. A taxa de absorção começa a cair uma vez que a árvore atinge 18 anos de  idade. 

Como uma árvore pode neutralizar as emissões de CO2 do seu blog? 
Conhecido como a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o tratado ambiental internacional das Nações Unidas calcula que uma árvore absorve cerca de 10kg de CO2. Com a sua campanha “Meu blog é neutro em CO2″, o Guiato supõe que uma árvore absorve 5 kg de CO2 lançados na atmosfera por ano. Um blog normal emite anualmente cerca de 3,6 kg de CO2. Uma árvore é então capaz de neutralizar as emissões de CO2 de um blog. Já que uma árvore vive cerca de 50 anos, as emissões de CO2 do seu blog são totalmente neutralizadas durante este período.
 
Meta do Guiato 
O objetivo é plantar 500 árvores nativas no Brasil. Para cada blog que coloca o selo, uma árvore é plantada. Participe agora, e garanta o plantio de uma árvore para que seu blog seja neutro em CO2. Quanto mais blogueiros participarem, mais árvores serão plantadas. Colocando o selo “O meu blog é neutro em CO2″, você colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutraliza a emissão de carbono do seu blog.  Em parceira com o Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), o objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. A sua ação virtual de neutralizar as emissões de CO2 do seu blog representa um gesto real na direção certa.

São 3 passos simples:
1-Escrever um pequeno post no seu blog sobre o tema “Meu blog é neutro em carbono” e inserir o selo da campanha.
2-Enviar um email para CO2neutro@guiato.com.br
3-Nós plantamos uma árvore para o seu blog!

Fonte: www.guiato.com.br/meioambiente/blog-neutro-co2/

1 comentários :

oo

Lembretes

Como Salvar os Gráficos: Todos os gráficos vocês podem copiar a vontade, é só clicarem em cima do gráfico que ele se abrirá em outra página, cliquem com o lado direito do mouse, depois cliquem em "salvar imagem". Salve na pasta "Meus documentos" do seu computador, assim ficará fácil de achá-los.
Como Salvar Gráficos deste Blog que abrem no Picasa: Para salvar o gráfico que abrir no album Picasa, é só clicar em "Fazer download" do lado esquerdo superior e salvar em seu computador.
Gráficos sem Tabela de Cores: Os gráficos que eu postar aqui e que não estiverem com a tabela de cores, é porque eu não os tenho mesmo. Mas muitos dos gráficos podemos improvisar e usar cores semelhantes ao do desenho. Obrigada.

Pesquise

Pesquisa personalizada